13 agosto, 2010

Dicionário do Lourenço


Ão = sapo. Uma honomatopéia pro barulho que ele faz quando vê um sapo, para nos avisar (ão, ão, ão).
Ahhhuhhhhh (difícil escrever) = os grandes felinos (leão, tigre), bichos e monstros assustadores (como a carranca e o poupançudo).
Baiaia/paiaia = sandália. Adora, as suas e as de todo mundo.
Báquis = máquinas. Pode ser trator, ônibus, caminhonete, kombi, retroescavadeira, máquina de lavar, aspirador de pó, liquidificador, batedeira, betoneira, secador de cabelo, máquina de costura, ventilador, ar condicionado, a caixa da descarga do banheiro, e por aí vai, qualquer coisa com motor ou ruidosa.
Bicho = os animais que ele desconhece o nome, todos os insetos, o que os bichos fazem com ele (as picadas), a assadura no bumbum.
Bola = qualquer figura de formato circular (obviamente), azeitonas (mesmo quando cortadas, ele as identifica pela cor, por isso também chama o pimentão cortado do molho de bola). Também é o bolinho de verduras que a mamãe faz com tudo o que ele não gosta de comer e ele come e repete (porque é bola). Alías, se for bola ele experimenta qualquer comida (hoje foi ervilha).
Caia = carne. Mas também pode ser queijo ou presunto. Na verdade, parece que qualquer comida de origem animal é caia. E qualquer alimento que fique preso entre os dentes. Atualmente é só o que ele quer comer.
Cocó =  todas as aves. Se disser que é carne de galinha que ele tá comendo ele logo acusa: cocó.
Fofô = senhor de meia idade com barba, cabelo grande ou usando chapéu.
Foia = folha. A folha da árvore, qualquer planta, verduras, cheiro verde, e também legumes como couve-flor, beterraba. E também uma pelezinha do dedo (cutícula solta), ou a pele descascando da mão do papai.
Gol = a brincadeira com a bola, a bandeira do Brasil.
Manga = a manga da blusa e as pernas da calça do pijama. Outros objetos em formato cilíndrico, como aquele pegador do guidon da bicicleta (como se chama mesmo?).
Mamam = comida. Tudo o que for de comer e que ele não sabe o nome.
Nono = senhor de meia idade com bigode.
Tu = Lourenço e o que lhe pertence. Ele mesmo, quando se vê na foto, ou os seus objetos. Às vezes ele vê foto de outro bebê parecido com ele e também chama de Tu.

(Lourenço, 1 ano e 8 meses)

Nenhum comentário: